Loja com arquitetura comercial

Como a arquitetura comercial impacta nas vendas?

Quando o cliente se sente bem ao chegar a um ambiente comercial, as chances dele fechar negócio aumentam. Afinal, um lugar com uma boa arquitetura e decoração oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao empreendimento. Essa é uma das vantagens da arquitetura comercial bem planejada.

Em outras palavras, fatores como cores, design e mobiliário podem garantir que a imagem que o cliente tem sobre o seu negócio seja positiva — e isso influencia positivamente nas vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns motivos de investir na arquitetura comercial. Confira!

Móveis adequados garantem conforto aos clientes

Já parou para pensar o que sente o cliente que chega em uma loja e se senta em uma poltrona ou sofá desconfortável? Certamente, ele não vai formar uma opinião positiva sobre a empresa, certo? Sendo assim, os móveis são essenciais para a personalização e conforto de um ambiente comercial.

É importante que no projeto de arquitetura comercial do empreendimento invista-se na área destinada à recepção de clientes um mobiliário adequado. Para isso, nesse espaço deve ter móveis bem estofados, com design ergonômico e atraente.

Além disso, o ambiente deve contar com um bom projeto de iluminação. Lâmpadas de LED, espalhadas de maneira harmoniza, ajudam a compor o ambiente. Também cortinas e tapetes precisam estar em tons que combinem com os móveis.

Cores corretas estimulam as sensações dos clientes

A psicologia das cores é uma ciência bastante importante para a arquitetura comercial. Pois ela detém de conhecimentos para explicar como as cores podem interferir no sistema nervoso humano. Isso é extremamente importante na hora de se comunicar com os clientes.

Por exemplo, sabe-se que o vermelho desperta a atenção e o azul celeste traz tranquilidade. Enfim, cada cor é instrumento para gerar um efeito desejado no cliente. Um estabelecimento que tem sintonizado um leque de cores na sua arquitetura comercial e que agrade o seu público de interesse terá grandes oportunidades de aumentar as vendas.

Uma arquitetura comercial planejada auxilia na construção da identidade visual da empresa

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que passam os valores e princípios de uma organização. Muita gente acha que ela deve estar apenas presente em cartões de visita, banners e logotipos — porém, ela precisa também fazer parte da arquitetura comercial.

Dessa maneira, desde a fachada do imóvel onde se encontra a empresa e até dentro dele devem ser rigorosamente pensados para não prejudicar a imagem da organização. Sobretudo, uma decoração bem-feita permite que identidade visual da empresa seja reforçada e isto é visto com bons olhos pelos clientes.

É importante também incluir no projeto de arquitetura comercial os jardins corporativos. Eles podem contar com plantas que trazem bastante harmonia para lugar.

Essas foram algumas características que justificam a importância da arquitetura comercial e que certamente podem contribuir e impactar nas vendas.

Fonte: Bons Ventos

Compartilhe