Instalação de piso e revestimento

Como escolher o piso e o revestimento ideais para a sua casa

Com tantas ofertas de pisos e revestimentos no mercado, fica até difícil escolher o melhor para a nossa casa, não é? Afinal, essa é uma escolha que mexe tanto com a funcionalidade quanto com a estética.

Vamos falar um pouco sobre as ofertas que encontramos no mercado e discutir algumas características que podem influenciar a sua escolha. Depois de ler o nosso texto, você poderá comprar conscientemente o produto que mais se adéqua à sua demanda e deixar o seu projeto como você sempre quis.

PEI

Essa é a sigla usada para designar o instituto que regulamenta as normas de classificação da resistência a abrasão que cada revestimento tem. Ainda não entendeu nada? Parece complicado, mas é bem simples, na verdade.

O PEI serve para você escolher o produto ideal para a sua demanda. Ele vai do 0 ao 5 e diz se o piso deve ou não ser utilizado em área de grande circulação. Quanto maior for o PEI, mais resistente o produto será ao desgaste causado pelo uso.

Veja abaixo a classificação e observe sempre essa informação no momento da compra.

Tabela de PEI para pisos

Conforto acústico

Outro ponto importante que deve ser observado quando estamos escolhendo piso e revestimento é a questão da acústica. Para evitar que a poluição sonora invada a sua casa quanto para não ter problemas com vizinhos, é interessante observar se a sua casa precisa de um revestimento que absorva mais o som, impedindo que ele se propague ou seja
amplificado.

Materiais mais densos, como madeira, cerâmica, pedras, etc., ajudam a bloquear a passagem do som para outro ambiente, mas amplificam o som do ambiente onde estão instalados.

Materiais mais porosos ajudam a absorver o som e a diminuir a reverberação das ondas sonoras dentro do ambiente. Entre os materiais porosos que podem ser usados, encontramos o tapete, por exemplo. O piso vinílico e o emborrachado também têm uma capacidade maior de absorver o som, e os pisos laminados, se uma manta for colocada antes da sua instalação, também ajudam a diminuir os ruídos.

Conforto térmico

Já imaginou acordar num dia de inverno e levar aquele choque de realidade (e de frio) ao colocar o pé no piso? Ou tirar o sapato num dia de calor e perceber que o piso, na verdade, não está fresquinho? Para evitar esse tipo de situação, podemos levar em consideração a região onde moramos e o clima predominante.

Se moramos, por exemplo, no Rio de Janeiro, o ideal é que o piso seja frio. Esse tipo de produto (porcelanato, cerâmica, pedras em geral) promove o frescor que aparenta e pode ser instalado tanto no piso quanto nas paredes, como revestimento.

Para regiões com clima ameno, o ideal é usar pisos amadeirado, emborrachado ou vinílico, já que eles são capazes de promover a sensação de aquecimento.

Fonte: Casa Show

Compartilhe