Você já pensou em usar madeira de demolição? Ao montar sua casa, é interessante buscar formas alternativas de compor ambientes, seja por meio de elementos decorativos, seja na escolha de materiais específicos para móveis e acabamentos, por exemplo.
Um dos materiais mais nobres utilizados na construção é a madeira. Versátil, pode ser empregada de diversas formas e é compatível com todos os cômodos, dando um ar mais rústico para o local.
Uma opção interessante é o uso da madeira de demolição. O nome é autoexplicativo: ela é retirada de outras construções, como barracões, prédios antigos, casas antigas e construções diversas, e, assim, é reaproveitada.
Procedência da madeira de demolição
Normalmente, os materiais reutilizados têm origem nobre, provenientes de árvores como jacarandá, peroba-rosa, carvalho, jatobá, entre outras. E essa, inclusive, é a única forma de conseguir utilizar madeira de lei em seus projetos, já que atualmente não é permitida a sua exploração comercial.
Daí vemos a importância desse reuso, que evita a extinção de determinadas árvores da natureza, promovendo a sustentabilidade.
Além disso, esse é um material bem resistente, que suporta umidade, calor, poeira, entre outros agentes. Porém, é importante adquiri-la de fornecedores confiáveis — diretamente em demolidoras ou em casas especializadas —, para não comprar imitações ou falsificações.
A madeira de demolição pode ser aproveitada nos mais diferentes projetos e finalidades, permitindo um ar mais rústico e bonito no cômodo.
Leia o artigo completo na Só Reparos