Todas as atividades referentes à segurança no canteiro de obras são de extrema importância para um projeto de construção. Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos neste processo não apenas é uma obrigação da construtora, como ainda traz diversas vantagens ao ambiente de trabalho e aos resultados entregues.
Independentemente da dimensão da obra e até do número de profissionais envolvidos, uma gestão eficaz do que ocorre no canteiro de obras garante não só o aumento de produtividade. Mas também entregas de maior qualidade, redução no volume de acidentes de trabalho e casos de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais e economia de recursos.
Descubra, agora, como otimizar sua gestão e garantir a melhor segurança no canteiro de obras possível!
Coloque a segurança em primeiro lugar
Treinamento e conscientização. Essas são as prioridades para todo e qualquer profissional que visita o canteiro de obras ter em mente, independentemente do tempo de permanência no local ou da função exercida.
Qualquer pessoa envolvida nesta fase da construção deve receber orientações adequadas, concisas e transparentes sobre a adoção de rotinas seguras, práticas adequadas, operação de maquinário, equipamentos de segurança obrigatórios e procedimentos em situações de emergência.
Estas são ações que exigem planejamento prévio para garantir resultados eficientes. Tire as dúvidas dos envolvidos, mantenha-se atualizado sobre alterações em normas e leis, ofereça capacitações periódicas, crie um canal de comunicação aberto, facilite a troca de dados e esteja sempre presente.
Lembre-se sempre de verificar se a empresa de engenharia contratada segue os principais pontos de segurança:
• Garante de uso de EPIs e EPCs
• Segue as normas regulamentadoras
• Fez a manutenção preventiva
• Mantem o canteiro limpo e organizado
• Trabalha com a prevenção
Leia o artigo completo em Mobuss